sexta-feira, 27 de abril de 2012

Workshop de Aquarela na Sala Ilustrada


Objetivo

O conteúdo desse trabalho tem como objetivo, apresentar a aquarela não como um material de desenho, mas como uma técnica que tem suas características, sua beleza e clima inconfundíveis.

Dentro do universo da Aquarela há diversos estilos e maneiras de trabalhar, nenhuma é certa ou errada, mas há situações a se observar, que vão desde o material apropriado até a intensidade que se pretende no resultado para que se possa identificar a pintura como uma aquarela!
Esse workshop vai apresentar resumidamente essas características, através de exemplos, demonstrações e da prática com acompanhamento passo-a-passo do processo.

Programa

Sábado
Faremos uma introdução ao conceito do trabalho, falando um pouco sobre o material utilizado, testando e sentindo um pouco cada elemento. Falaremos sobre as características de uma aquarela, usando imagens de estilos diferentes para ilustrar. E também vamos mostrar o planejamento de uma pintura.

Depois disso, será definida uma referência em comum para fazermos uma aquarela passo-a-passo. Onde o instrutor fará a demonstração de cada etapa e depois os alunos a reproduzem.

Ao final analisamos os resultados, e discutimos o processo.

Domingo
Nesse dia, cada aluno deverá trazer uma referência fotográfica, que julgue pertinente ao estudo para trabalharmos em duas fases:

1º Será feita uma pintura em forma de miniatura monocromática para estudo de tons, fundamental em qualquer pintura. Sobre esse estudo podemos avaliar e direcionar os alunos para a pintura final.

2º Cada aluno fará sua pintura seguindo os passos descritos no dia anterior e usando o estudo monocromático como guia de peso para os tons.

Ao final faremos a análise dos resultados  e o instrutor poderá dar alguns direcionamentos para os futuros estudos de cada aluno.

Público alvo
Esse workshop é destinado a profissionais ou estudantes que já tenham algum contato com o desenho ou com a pintura e querem descobrir ou se aprofundar no universo da aquarela.

Horário
Dia 16 de junho das 9h às 16h30 (pausa de 1h para almoço);
Dia 17 de junho das 9h às 16h30 (pausa de 1h para almoço);

Material (não incluso)

- Lápis ou paliseira 4B ou 6B
- 1 folha de papel  Arches ou Fabriano 300g – 100% algodão (aprox 70x50cm)
- 1 prancha para suporte do papel (pode ser foam board ou duratex A3)
- fita crepe
- Um kit básico de cores em aquarela. Recomendo linha Cotman da W&N:
- cadmium yellow • yellow ochre • burnt sienna • colbalt blue • alizarin crimson • cadmium red light • payne’s grey
- 1 pincel petit gris (Da Vinci, Rafael ou similar) nº2 e 1 pincel watercolor cotman III  nº 4
- 1 godê branco, pote para água e papel toalha
- Tesoura e régua para cortar o papel.

Nenhum comentário: